Código de conduta ética

OBJETIVO

Orientar sobre quais comportamentos podem gerar um ambiente de trabalho saudável. Informar sobre como agir em determinadas situações, que possam gerar dúvidas sobre qual conduta deve ser adotada.

A Ito1 assume a responsabilidade de atender os requisitos dispostos na lei, alinhados aos valores morais que fazem parte do diferencial da nossa empresa.

Este código se aplica a todos os colaboradores internos e/ou alocados em nossos clientes, bem como a todos os membros da alta direção da empresa.      

RESPONSABILIDADES

Colaborador

Ler e compreender ao Código de Conduta Ética e aplicar seus princípios em seu trabalho diário.

Gestor

Como Gestor, você é responsável por disseminar um padrão ético a ser seguido, respeitando todas as diretrizes expostas neste código.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

Seja justo e imparcial

Ser justo é o principal atributo pelo qual somos avaliados. Coloque-se sempre no lugar do outro, reflita antes e não deixe que a emoção do momento, amizades ou afinidades turvem suas decisões: o certo é certo, o errado é errado.

Não corrompa e não se deixe corromper

Nossa integridade pessoal e corporativa são princípios extremamente valiosos, construídos todos os dias através dos anos. Todo desvio de caráter ou conduta, traz prejuízo e sofrimento, e não deve ser aceito ou encoberto por você. É legal ser legal.

Comunique construtivamente

Ouça com empatia e interesse o que os seus colegas e clientes tem a dizer. Seja transparente e pratique atitudes tais como: deixar seu computador e celular de lado, não interromper quando alguém estiver falando, olhar nos olhos e ter certeza de que entendeu e/ou foi compreendido, desta forma, entendemos que fará uma enorme diferença no dia a dia de todos.

Fale e aja com coerência

Não há nada pior do que um bom conselho ser seguido por um mau exemplo. Falar uma coisa e agir diferente vai minar toda sua credibilidade – você é o que fala e também o que faz – tenha compromisso com a verdade!

Cuide muito bem da nossa casa. Ela também é sua

Todo mundo gosta de um ambiente limpo, agradável e seguro para trabalhar, e isso depende muito da gente. Realize suas atividades com atenção, previna acidentes e doenças. Não realize refeições na mesa de trabalho, mantendo o local limpo e organizado. Caso se depare com situações de insegurança, incômodo ou risco, comunique imediatamente a área de Recursos Humanos.

Respeite as diferenças, não discrimine

Pessoas são diferentes, agem e pensam diferentemente. Nós não discriminamos raça, cor, sexo, idade, religião ou necessidades especiais. Respeite as limitações e as escolhas de cada indivíduo.

Cuide do Planeta

Seja ecologicamente correto e use os recursos da empresa com consciência e responsabilidade: economize água, energia, evite impressões em papel desnecessárias e retire o cabo de energia da tomada, do seu equipamento de trabalho ao final do seu expediente. Siga e compartilhe boas práticas para termos um planeta sustentável e mais saudável.

Satisfação do Cliente

A satisfação do cliente é a nossa maior missão, pois, garante a continuidade do negócio e estimula a melhoria contínua na prestação dos serviços, ou seja, se o cliente estiver satisfeito, sabemos que estamos oferecendo serviços de qualidade. Portanto, é de suma importância que todos os colaboradores sigam os processos e procedimentos de Qualidade, bem como, instruções dispostas em leis e os acordos contratuais dos clientes.

AMBIENTE DE TRABALHO HONESTO E RESPEITOSO

É responsabilidade de todos nós garantir um ambiente de trabalho honesto e respeitoso. Caso presencie qualquer uma das ocorrências citadas a seguir, você deve comunicar imediatamente seu superior imediato ou a área de Recursos Humanos, para que sejam feitas as averiguações e posteriormente aplicação de medidas disciplinares e dependendo da gravidade podendo evoluir para um processo jurídico.

Assédio

Comprometida em manter o ambiente de trabalho seguro e positivo para todos colaboradores, a Ito1 não tolera qualquer tipo de conduta antiética seja ela verbal ou física. Relatos de assédio moral, sexual, discriminatório ou de violência são levados extremamente a sério pela Empresa, podendo resultar em severas ações disciplinares e jurídicas. É inaceitável que superiores utilizem sua posição a fim de assediar seus colaboradores ou intimidá-los a descumprirem os preceitos deste Código de Conduta e/ou a legislação.

Uso de Álcool e Drogas

Um colaborador sob efeito de álcool ou de substâncias ilegais, pode colocar-se em risco e/ou comprometer a integridade de todos na empresa. É imperativo que colaboradores da empresa não compareçam ao ambiente de trabalho ou tenham qualquer contato com clientes em estado de julgamento alterado devido substâncias ilegais, medicamentos controlados ou álcool.  A Ito1 não apoia o uso de tais substâncias, sendo expressamente proibido o uso em horário de trabalho e/ou dentro do nosso ambiente. Aqueles que descumprirem leis e/ou regras relativas ao uso de álcool e outras substâncias, estarão sujeitos às medidas disciplinares.

Colaboradores respeitados e comprometidos

Respeito e comprometimento são fatores fundamentais para atingirmos um ambiente de trabalho saudável e com resultados positivos. Portanto, nossos colaboradores devem estar sempre comprometidos com a Empresa e com o Cliente, participando de encontros promovidos para integração e de programas de treinamentos disponibilizados pela Ito1, pois, a excelência na prestação de serviços está diretamente ligada à nossa   capacitação e qualificação.

Conflito de interesses

Avalie cada situação de conflito ou de tomada de decisão de forma justa, não beneficie uma causa leviana, com intuito de proteger por afinidade ou amizade. Utilize a sinceridade e reforce para os clientes, fornecedores e colegas de trabalho que a transparência faz parte do seu dia a dia e do nosso negócio. Não utilize seu cargo ou função para intimidar colegas e clientes, a fim de obter favores pessoais ou profissionais. Não compactue com nenhum tipo de corrupção, extorsão ou fraude.

Utilização da internet

O acesso à Internet é limitado as atividades de suporte direto aos negócios da empresa. Não é permitido o uso para fins ilegais e ilegítimos. Exemplo disso seria a transmissão de material violento, fraudulento, pornográfico, obsceno, ou ainda utilizando para atividades privadas, recreativas ou não relacionadas à empresa. Os colaboradores não devem tentar burlar, nem subverter as medidas de segurança dos recursos de rede da empresa ou de qualquer outro sistema conectado ou acessível pela Internet.

Sigilo

As informações da empresa devem ser preservadas, portanto, é expressamente proibido aos colaboradores de todos os níveis hierárquicos, compartilhar, divulgar para terceiros, toda a informação que seja importante e fundamental para o negócio e operação da empresa, tais como dados de planejamentos, fechamentos de negócio, contratos com os clientes, informações pessoais e financeiras de colaboradores, da diretoria e afins.

Ações disciplinares

Caso você se depare com alguma conduta que viole nosso Código de Conduta Ética, informe imediatamente a equipe de Recursos Humanos ou a área de Compliance, pois, todas as alegações serão averiguadas e sempre que necessário, ações disciplinares serão tomadas, tais como:
• Advertência por escrito;
• Suspensão;
• Demissão sem justa causa;
• Demissão por justa causa;
• Ação judicial cabível.

Canal de Comunicação

Seu superior imediato é seu principal canal de comunicação interna, ele tem o dever de comunicar demandas, sugestões, elogios ou críticas recebidas. Se preferir, você pode contar também com a equipe de Recursos Humanos através do telefone (11) 5071-6719 e/ou por e-mail: rh@ito1.com.br ou compliance@ito1.com.br.

Toda comunicação, seja interna ou externa, deve ocorrer através do e-mail corporativo, ou através dos nossos meios de comunicação internos tais como: BBM e/ou Workspaces e dentro do horário de trabalho. Fora do seu horário de trabalho, não é permitido nenhum tipo de comunicação referente suas atividades na empresa.

Cultive o espírito de equipe, cumpra seus deveres com a máxima atenção, responsabilidade, dedicação e exerça seus direitos com ética, segurança e tranquilidade.

Temos certeza de que as relações entre você, seus colegas, cliente e fornecedores serão sempre as mais cordiais e justas.

Este Código reafirma nossa crença de que só é possível conduzir negócios de forma transparente e honesto se colaboradores e diretores estiverem comprometidos com os valores éticos da empresa.

É nossa responsabilidade zelar pelos princípios deste Código, reafirmando-os diariamente.

LEMBRE-SE:
VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA A EMPRESA
E PARA OS SEUS COLEGAS DE TRABALHO!

Vigência: Março/ 2021